Cases

Nosso dia a dia com clientes e parceiros transformando negócios em sucesso. #joinus

Investindo em comunicação – Como saber o que é melhor para minha empresa?
26.09.16

Redes Sociais – melhor investir em LinkedIn ou Instagram? Assessoria de Imprensa – melhor fazer um release por semana ou uma coletiva? E Inbound Marketing? Funciona mesmo?

Temos tantas opções atualmente para comunicar e vender o nosso produto/serviço que não é difícil ficar em dúvida na hora de escolher o que é melhor para sua empresa. E adivinha? A resposta não é direta e definitiva. (O que você queria, somos de humanas, poxa!)

CALMA! Nem tudo está perdido. Embora não seja uma ciência exata, há sim algumas dicas (oba!) que podem servir de diretriz para você que ainda não tem ideia de qual o melhor caminho. Pega um café e chega mais!

• Redes Sociais – Todos estão na internet, logo eu preciso estar. Certo? Sim, mas com ressalvas. É importante ver quais redes estão mais em sintonia com o seu produto/serviço e seu público. O LinkedIn é ótimo para falar com o B2B, já o Facebook é mais democrático e segmentável. Para você não gastar fichar à toa (e atirar uma bala de canhão para acertar uma formiguinha), vale se perguntar com quem você quer conversar e de que maneira, além, claro, de ter em mente seus objetivos de negócio e de comunicação.

• Assessoria de Imprensa – Preciso divulgar tudo que faço para todos! Não, não precisa. Por favor! Não confunda jornalismo corporativo com pastelaria! O que você precisa é ter uma estratégia bem definida de atuação para divulgar fatos de interesse e relevantes para o público leitor/ouvinte/telespectador. Nem tudo o que sua empresa faz e produz é notícia. Mas se organizar direitinho, todo mundo consegue fazer uma divulgação estratégica e bem assertiva. 😉

O cliente pediu mais 5 releases…

• Primeiro, você deve avaliar qual o seu objetivo com a assessoria de imprensa. Se você quer gerar leads e métricas elaboradas, esse negócio não é para você. Mas se você quer ser ouvido, aí sim você acertou no método. Este tipo de divulgação é um meio importante para conseguir espaços nobres, expor seu posicionamento, produto e/ou serviço de modo inteligente e relevante. Sim, repeti a palavra relevante porque ela é responsável por 50% do trabalho em assessoria. Os outros 50% estão divididos em trabalho competente, boas oportunidades, criatividade e paciência. A assessoria de imprensa é uma ferramenta fantástica para estar nos veículos de seu interesse e, o mais importante, de interesse do seu (potencial) cliente.

• Inbound Marketing – Leads! Leads! Leads! Sim, o IM é uma ferramenta incrível de marketing digital. Com ele é possível posicionar sua marca por meio de conteúdo de qualidade (o famoso marketing de conteúdo) e gerar leads qualificados para sua empresa. Aqui as métricas são bem definidas e a conversão está na crista da onda (ainda se utiliza essa gíria?). Contudo, tenha em mente que conteúdo de qualidade é importante para esta engrenagem funcionar. Bem como uma ferramenta inteligente, uma gestão atenta e uma estratégia matadora.

• Blogs e blogueiros – Semana passada fizemos um post sobre a importância dos influenciadores digitais. Há mais esta opção a ser levada em conta na hora de divulgar sua marca e/ou serviço. Mas atenção! Escolher o influenciador correto é essencial para atingir seus objetivos. Nem sempre o mais popular (e com mais seguidores) é o ideal para engajar os seus clientes.

• Comunicação Interna – todos somos influenciadores. Peraí, para tudo. Você quer divulgar suas ações para o mundo EXTERNO. O que os seus funcionários têm a ver com isso? TUDO! Cuide bem do seu público interno, ele é seu principal ativo, o seu grande divulgador e pode ser também o catalisador de uma crise. Deixá-lo bem informado – especialmente quando há um problema sobre a sua empresa nos jornais – é importante para manter o equilíbrio interno e divulgação correta das informações. Além disso, ter uma estratégia de relacionamento com os seus funcionários é essencial para demonstrar respeito, transparência e ajudá-los a entender as metas, missões e perfil da empresa.

Pronto! Acabei de listar alguns dos serviços mais comuns solicitados por nossos clientes. Espero que tenha ajudado a esclarecer o que pode ser mais interessante para sua empresa. Quer saber mais? Ficaremos muito felizes em conversar sobre a melhor estratégia para você atingir seus objetivos. Esperamos seu contato no atendimento@agenciajoinus.com.br.

Até breve!